Compartilhe no Facebook

O capítulo de 2 Reis 4 é abundantemente marcado pelo poder de Deus na vida de Eliseu, o profeta. Aqui, vemos intervenções maravilhosas do poder de Deus e sua abundância.
O primeiro relato, é o da viúva pobre do profeta. A mulher vai até Eliseu, dizendo que por toda a vida, seu marido foi fiel ao Senhor, mas tendo morrido ele, o sustento da casa se foi.
Com isso, as dívidas começaram e cresceram, a ponto e os credores a ameaçarem de levar seus dois filhos como escravos para quitar o débito. Ela vai até Eliseu, com a esperança de que ele possa lhe ajudar a resolver o problema.
O profeta pergunta o que ela tem em casa. Ela responde que não tem nada, a não ser uma botija de azeite.
Eliseu ordena que ela vá por toda a vizinhança e pegue quantas vasilhas puder, em seguida, ela deve se trancar em casa, e com a botija que tem azeite, encher as outras, até que todas estejam cheias.
Ela foi e fez conforme a palavra do profeta, e todas as muitas vasilhas foram cheias com o azeite que havia em apenas uma delas.
Voltando a Eliseu para saber o que fazer, o profeta lhe disse para vender o azeite, pagar a dívida e viver com o restante do dinheiro.
Há algumas coisas importantes a destacar aqui:
A atitude da mulher em não se conformar com a miséria e buscar a Deus;
Deus é poderoso para usar o pouco que temos;
Esteja com o coração aberto à direção de Deus;
Siga a direção de Deus, por mais estranha que pareça;
Deus é multiplicador e abundante;
Ele supre as nossas necessidades reais, mesmo em contextos contrários;
Ele honra à memória de seus servos fieis.
A sunamita e o seu filho
Indo a Suném, Eliseu passou a ter seu comportamento observado por uma sunamita rica e sentiu o desejo de abençoar a vida dele com comida, e sempre o recebia em sua casa, para fazer refeições.
Passado um tempo, ela conversou com seu marido sobre sua ideia de fazer um quarto, onde Eliseu pudesse repousar e orar. Algo que ele consentiu, e foi feito.
Quando tudo estava pronto, Eliseu pediu a Geazi, seu ajudante, para perguntar a mulher se ela gostaria de receber algo como forma de gratidão pelo bom acolhimento, e ela respondeu que não.
Contudo, Geazi percebeu que ela não tinha filhos, e disse isso a Eliseu. O profeta pediu que ela fosse chamada, e estando diante dele, profetizou que no tempo de Deus ela ficaria grávida e daria à luz a um filho.
Extremamente surpresa, a sunamita, pensa estar sendo enganada, mas pouco tempo depois ela engravida, e finalmente seu filho nasce.
Porém, sendo o menino crescido (idade não revelada), sentiu uma dor de cabeça e morreu e foi levado por um dos servos da família, a mãe, que guardou segredo de todos, inclusive do marido e foi até Eliseu.
No caminho ela encontrou com Geazi, servo do profeta, que lhe perguntou como estavam as coisas, e ela respondeu que tudo estava bem.
Mas quando chegou diante de Eliseu, derramou seu coração e revelou sua tristeza e frustração.
De início, Eliseu ordenou que Geazi fosse até o menino para revivê-lo, mas sem sucesso. Por fim, o próprio Eliseu foi.
O profeta orou a princípio, e em seguida, por duas vezes se deitou sobre, e o filho da sunamita voltou a vida.
Lições importantes deste texto:
Embora rica, a sunamita era generosa e temente a Deus;
Era submissa ao marido, não fez nada sem antes consulta-lo;
Não serviu por interesse;
Foi agraciada por seu serviço, com um filho, mesmo sem pedir;
Deus conhece os desejos mais profundos do nosso coração;
Coisas graves podem acontecer a nossa vida, mas não devemos perder a fé;
Compartilhe seu problema com quem pode resolvê-lo;
Esteja com a alma aberta a vontade de Deus.
A Morte na Panela e a Multiplicação de Pães
Os habitantes de Gilgal estavam enfrentando grande escassez de comida. E acabaram comendo, comida envenenada. Todos morreriam, caso Eliseu não tivesse sido chamado.

Ele colocou farinha na panela e ordenou que todos comessem novamente. Miraculosamente o veneno foi neutralizado e ninguém morreu.
Por fim, vemos a primeira multiplicação de pães, da história bíblica. Foram trazidos a Eliseu 20 pães, e ele ordenou que fosse distribuído a todo o povo.
O servo questionou como isso era possível? Eram apenas 20 pães para muitas pessoas. Mas mesmo assim obedeceu, e tendo feito, todo o povo tirou pães do cesto até se fartarem e mesmo assim ainda sobrou pão.
Como nosso Deus é bom e abundante. Ele transforma a morte em vida e o pouco em muito. Em nossos dias o Senhor continua fazendo o mesmo, tudo o que Ele precisa, é de espaço.
texto: https://www.jesuseabiblia.com/biblia-de-estudo-online/