Compartilhe no Facebook

E o SENHOR foi com Josafá, porque … buscou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel (2 Crônicas 17:3-4).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 CRÔNICAS (Leia 2 Crônicas 17:1-19)

Agora retornamos a Josafá, o piedoso rei tão comentado no livro dos Reis. Lembremos que a partir da morte de Salomão, as Crônicas retratam a história dos reis de Judá, enquanto o livro dos Reis trata principalmente dos reis de Israel.

Então por que a vida de Josafá mereceu tanto destaque? Infelizmente, por estar conectada a Acabe e Jeorão, reis de Israel.

Contudo, o capítulo 17 descreve somente coisas boas acerca dele. Ele se fortaleceu (v. 1); andou “nos primeiros caminhos de Davi”; buscou ao Deus de seus pais e andou em Seus mandamentos; foi ousado em sua fé e removeu os ídolos (vv. 1-6).

Não apenas se separou das coisas más como fizera seu pai Asa, mas estabeleceu coisas boas (vv. 7-11). Dois inseparáveis aspectos da vida cristã (Romanos 12:9; 1 Pedro 3:11)!

Entre os principais capitães, Amazias “voluntariamente, se ofereceu ao serviço do Senhor”, como um verdadeiro nazireu (Números 6:2; 2 Coríntios 8:5).

Como cristãos, devemos ser totalmente devotados ao Senhor até mesmo em nossas atividades cotidianas e profissionais.